terça-feira, 20 de setembro de 2011

Reunião da executiva peemedebista do Rio Grande do Norte deliberou por unanimidade apoio a gestão do Democratas no Estado


O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) oficializou ontem o apoio ao governo Rosalba Ciarlini (DEM). Reunida na sede da agremiação no Rio Grande do Norte, a executiva estadual da legenda decidiu por unanimidade acatar a decisão que havia sido tomada recentemente pelo dirigente da sigla, deputado Henrique Eduardo Alves.
  
“Eu trouxe à executiva do PMDB uma proposta e diria até mesmo um apelo da governadora Rosalba Ciarlini para que o partido passe a apoiar a sua administração. Uma parte do PMDB já apoia a administração estadual, mas nós queremos o partido integralmente caminhando unido, ou seja, toda a base parlamentar do PMDB apoiando o Governo. E na reunião, por unanimidade, todos entenderam que o PMDB é muito importante nesta hora, mas é importante também porque conseguimos unir o PMDB”, comentou o deputado federal Henrique Alves após o término da reunião.

Ele afirmou que a chefe do Poder Executivo norte-rio-grandense pode contar com o apoio da legenda. O dirigente peemedebista ressaltou que o mais importante é que o PMDB mostrou, a partir de sua decisão, a unidade existente hoje na agremiação em nível de Rio Grande do Norte.

“Com esse instinto, a base me autorizou a comunicar para a governadora Rosalba Ciarlini que o PMDB agora faz parte da base aliada”, disse o deputado.
   
Quanto ao posicionamento resistente do deputado estadual Nélter Queiroz em relação à adesão do PMDB a base governista estadual, o presidente estadual do partido revelou que o parlamentar que tem base política na cidade de Jucurutu foi o primeiro membro do PMDB a manifestar apoio à decisão tomada pela agremiação.

“Isso não impede que, aqui ou acolá, durante votações de algumas matérias, como acontece aqui em Brasília, o partido apresente algumas sugestões”, destacou Henrique Eduardo Alves, mencionando como exemplo a votação do Código Florestal Brasileiro no Congresso Nacional, onde o PMDB como uma das principais agremiações partidárias apresentem divergências sobre a proposta. “Por entender que poderíamos ajudar o Governo Federal de outra forma”, frisou.

O presidente do diretório regional do PMDB fez questão de ressaltar que a oficialização do apoio peemedebista ao governo estadual ocorreu a partir da decisão que foi tomada ontem pela manhã.

Anteriormente, explica Henrique Eduardo Alves, o partido por intermédio de seu mandato parlamentar ajudou informalmente a chefe do Poder Executivo norte-rio-grandense nos pleitos de interesses do Governo do Estado em Brasília. 

“Percorrer ministérios em busca de apoios para o Rio Grande do Norte, eu já fazia isso com Wilma de Faria, depois com Iberê Ferreira de Souza. Eu fiz com todos e continuarei fazendo, agora de maneira mais clara porque a nossa base parlamentar, onde alguns apoiavam e outros não, passou a apoiar todos integralmente a administração estadual”, pontuou Alves.

O PMDB, de acordo com o seu dirigente em nível estadual, informou que não haverá ampliação dos espaços que já são ocupados pelo partido no Governo do Estado. Ele cita que os espaços ocupados atualmente foram indicados pelo ministro da Previdência Social, senador licenciado Garibaldi Alves Filho, e acrescenta que são espaços valorosos ocupados por pessoas que possuem fortes vinculações com a agremiação partidária. “Portanto, nada a solicitar. Nada a pedir em relação ao governo”, assinala.

Em relação à sucessão do próximo ano, o deputado federal Henrique Eduardo Alves disse que uma candidatura do PMDB à Prefeitura de Natal foi definida pelo comando nacional da legenda.

“Nós estamos aqui apenas ratificando uma decisão da executiva nacional. Nós também ratificamos a pré-candidatura do deputado estadual Hermano Morais e entre outubro e novembro nós iremos fazer uma grande mobilização em Natal, plantando, portanto, os alicerces de uma candidatura a prefeito de Natal. A nossa ideia é lançar candidaturas na maioria dos municípios do Estado”, reafirma.

MOSSORÓ
Questionado a respeito da posição do PMDB em relação ao processo sucessório municipal do próximo ano na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, o deputado federal Henrique Eduardo Alves informou que a legenda vai apoiar o nome que for referendado pela governadora Rosalba Ciarlini em sua principal base política.

Ele afirmou que, em Mossoró, o pleito do PMDB é participar da chapa majoritária indicando uma candidata ou candidato a vice-prefeito de Mossoró. “Essa reivindicação partiu de nossas bases, mas através de uma conversa decidiremos essa questão. Não será nada de imposição, mas pelo tamanho do PMDB hoje isso seria oportuno”, destacou Henrique Eduardo Alves.
   
O presidente do diretório regional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro chegou a dizer que a legenda tem quase que uma ideia fixa em relação à eleição de um maior número de prefeitos no Estado.

“Hoje nós temos 40 prefeitos, mas devemos chegar aos 50 prefeitos nos próximos dias que estão se filiando ao PMDB. A nossa ideia é eleger 70 prefeitos nos municípios do Rio Grande do Norte”, explicou o dirigente peemedebista.

Henrique também disse que aliança entre PMDB e DEM no Rio Grande do Norte não implicará em problemas para o partido. Henrique lembrou que, nas eleições do ano passado, o senador licenciado Garibaldi Alves Filho fez dobradinha eleitoral com a governadora Rosalba Ciarlini e com o senador José Agripino.

De acordo com o parlamentar, pouco tempo depois, Garibaldi Filho foi indicado pela própria presidente Dilma Rousseff para ocupar o ministério da Previdência Social.

“Essa indicação respeitou a questão estadual. A presidente Dilma sabe separar as coisas. Isso é uma questão de respeito as nossas bases”, pontuou Henrique Eduardo Alves, revelando ainda que, nos próximos dias, a bancada do PMDB na Assembleia Legislativa vai fazer uma visita a chefe do Poder Executivo estadual.

“Será uma oportunidade para que a governadora Rosalba Ciarlini escute a opinião de cada um dos nossos companheiros”, finalizou Alves.

Fonte: www.gazetadooeste.com.br

Nenhum comentário: