quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aeroporto Dix-sept Rosado liberado para receber voos


reuniao_em_brasiliaO aeroporto Dix-sept Rosado está liberado para voos diurnos e noturnos. A decisão foi comunicada pelo comandante da Aeronáutica, o ministro Jutini Saito, durante reunião ontem com a governadora Rosalba Ciarlini e representantes da bancada potiguar na Câmara dos Deputados.

Estiveram presentes ao encontro a deputada Sandra Rosado (PSB), o deputado Henrique Alves (PMDB), o deputado João Maia (PR), o deputado Felipe Maia (DEM), o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho (PMDB), e os senadores Paulo Davim (PV) e José Agripino (DEM).
A Aeronáutica deverá encaminhar um documento à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que os voos sejam liberados ainda hoje, 1º. Para a coordenadora da Bancada do Rio Grande do Norte, a deputada Sandra Rosado, que conduziu a reunião com o ministro, o resultado do encontro foi produtivo e a liberação dos voos representa uma conquista para o povo potiguar.
Além da retomada dos voos, a bancada potiguar e a governadora Rosalba Ciarlini conseguiram um prolongamento do prazo para solucionar os pontos apontados no relatório da Anac que impedem a plena operação do aeroporto de Mossoró. O prazo limite, antes de 90 dias, foi estendido para 120 dias. "Neste prazo iremos unir forças com a bancada potiguar e o governo e buscar alternativas para reverter essa situação", destaca Sandra Rosado.
Também durante o encontro, a deputada relatou ao ministro a importância do aeroporto Dix-sept Rosado para Mossoró e todo o Estado. Ela comentou que com relação a uma das exigências da Anac relativa ao alargamento do cone, a situação de Mossoró está bem melhor que outros aeroportos do país, como o de Congonhas, em São Paulo.
"Vamos tentar de todas as maneiras reativar o aeroporto Dix-sept Rosado. Vamos buscar junto à Aeronáutica, e até a própria Anac, o apoio necessário para que sejam cumpridas as medidas que possibilitem a retomada de voos. Mossoró não pode perder esse aeroporto", enfatiza a deputada Sandra Rosado.

Empresas buscam alternativas após fechamento do aeroporto para não prejudicar serviçosCom a notícia do fechamento do aeroporto Dix-sept Rosado, empresas públicas e privadas que utilizavam o espaço buscam agora alternativas para que suas atividades não sejam prejudicadas. É o caso do Banco do Brasil, que recebe malotes bancários através do transporte aéreo.
De acordo com a assessoria de imprensa do banco, o transporte dos malotes será feito a partir de agora por via terrestre. "O contrato que temos com a empresa que realiza o serviço estabelece que o transporte dos malotes deva ser feito, de forma aérea ou terrestre. Imediatamente após o fechamento do aeroporto, esse transporte está ocorrendo por terra", explica a assessoria.
A Unimed, empresa que atua na área da saúde, e eventualmente presta serviços ao paciente em que se faz necessário o uso do transporte aéreo, através, por exemplo, das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) aéreas, ainda não definiu o que deverá ser feito caso algum usuário precise se deslocar a outra cidade. "Este ano, nenhum atendimento nesse sentido foi efetuado, mas é uma situação complicada, e esperamos que esse problema seja resolvido brevemente", destaca a assessoria da empresa.
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) informa que os serviços de entrega das correspondências não serão afetados, uma vez que o transporte ocorre via terrestre, não sendo necessário a utilização do aeroporto.

Nenhum comentário: